Manter a calma em determinadas situações é uma tarefa bem difícil de ser cumprida, principalmente quando a ocasião em questão nos traz algum tipo de dano.
Mas se manter calma nos ajuda a enxergar a raiz do problema e a resolvê-lo. Além disso, ficar estressado não ajuda em nada no momento do problema, muito pelo contrário, só piora.
Existem algumas situações que testam nossa paciência como, por exemplo, quando o nosso voo atrasa ou quando estamos sob pressão. Mas veja neste artigo, algumas dicas de como manter a calma nessas e em outras ocasiões.
Quando se é demitido
De repente você chega no seu local de trabalho e recebe a notícia que estar demitido, o que fazer agora? Muitas pessoas passam por isso todos os dias. Logo de início, a primeira coisa que precisa ser feita é se recuperar da surpresa.
Diante dessa situação procure conversar com sua família e amigos sobre o assunto, isso vai ser de grande ajuda para que você se mantenha calmo.
Uma pessoa abalada emocionalmente, geralmente perde a cabeça. Evite agir de modo precipitado, de forma a lhe trazer danos futuros.
Quando o voo atrasa
Outra ocasião muito estressante é o voo atrasado ou voo cancelado. A viagem pode atrasar ou ser cancelada por causa do mal tempo, problemas com aeronave e também por causa de overbooking.
De modo geral, os funcionários das empresas aéreas não repassam o motivo logo de início, o que deixa o passageiro ainda mais nervoso.
Em situações como essa é preciso manter a calma! Diante desses imprevistos, as companhias aéreas fornecer assistência material que envolve telefonema, alimentação e até acomodação se for preciso.
Além disso, você pode embarcar no próximo voo ou em outro voo de outra empresa aérea que vá para o mesmo destino, tudo arcado pela companhia aérea que não cumpriu o voo.
Quando o bebê vai nascer
Essa é uma das ocasiões mais desesperadora que uma pessoa pode passar. No entanto, manter-se calmo numa hora dessas é muito importante para que o parto ocorra de modo mais seguro.
Muitas mamães e papais ficam muito nervosos nessa hora, por causa de alguns mitos e medos que giram em torno desse momento.
Para manter a calma nessa ocasião, o melhor a fazer é conversar com o médico que fará o parto, e ter pensamento positivo. Procure colocar bem longe aquele pensamento pessimista e fique concentrado no bebê que logo chegará ao mundo.
Pensar também o quanto aquele momento é especial vai ajudar a diminuir o nervosismo.
Quando chega a aposentadoria
Isso mesmo! Algumas pessoas podem ficar bem abaladas emocionalmente com a chegada da aposentadoria. Isso acontece geralmente com aquela pessoa que a vida inteira não fez outra coisa a não ser trabalhar e que se sente útil fazendo isso.
Por isso, quando chegar o momento da aposentadoria, algo que pode ajudar a manter a calma é pensar sobre todo o tempo em que você contribuiu para a sociedade. Pensar nas possibilidades que você terá com o tempo livre, também vai servir como calmante.
Quando se estar sob pressão
Todo mundo sofre algum tipo de pressão na vida, e muitos passam por isso quase que todos os dias. Essa é uma ocasião que gera muita ansiedade e estresse e não muito raro, as pessoas perdem a cabeça.
Quando estiver sob pressão, procure manter a calma por simplesmente parar e respirar. Essa atitude é fundamental para uma pessoa que precisa se acalmar na hora do problema. Por isso, a dica é sempre parar, respirar, pensar e agir.